Jul 27 / Valore Treinamentos

Segurança no Trabalho - Limpeza e Arrumação (housekeeping)

Uma boa limpeza e arrumação pode economizar dinheiro.

A segurança no local de trabalho, a boa limpeza e arrumação vão além dos pisos que são varridos e do armazenamento organizado de materiais. É uma boa gestão do espaço, eliminação de desordem, ordem, tráfego e organização eficazes no local de trabalho e fornecimento de ferramentas para encorajar melhores hábitos e práticas de trabalho e preocupação comum. Quando tudo isso for alcançado, o resultado será menos limpezas de zeladoria, menos danos às propriedades, estoques otimizados, menos custos de energia, possibilidades reduzidas de riscos de incêndio, menos acidentes, incluindo menos estresse no local de trabalho e um ambiente de trabalho mais confortável.

Existe uma crença popular de que as coisas que aprendemos até os sete anos governam o resto de nossas vidas. Talvez seja verdade, mas isso não poderia acontecer no local de trabalho, onde pessoas diferentes vêm de orientações de vida diferentes e o efeito pode destruir até mesmo as melhores intenções de gerenciamento. Ser ordeiro e caótico não é uma escolha. É a lei. Não importa a desculpa, não importa a intenção, vale a pena manter uma boa limpeza e arrumação. Aqui está o porquê.

Bons resultados de limpeza e arrumação (Housekeeping) para a produtividade.

Um espaço de trabalho desordenado retarda o trabalho. Mesmo o mais simples dos itens perdidos na desordem, quando a necessidade é importante, torna-se uma questão de produtividade. Arrumar o espaço pode ser tarefa dos zeladores, mas também é parte integrante da eficiência.
Quando o trabalho fica lento devido a uma limpeza e/ou arrumação inadequada, o funcionário deve entender que a produtividade anda de mãos dadas com a segurança no emprego. O funcionário deve manter o espaço sob sua influência arrumado antes do intervalo e antes de iniciar o trabalho. Existe algo como o caos organizado promovido em muitos lugares. Porém, o caos organizado é para mostrar, não tem nada a ver com segurança e eficiência.

Uma boa limpeza e arrumação está melhorando a lucratividade.

Legal sim, mas se legalidades são os principais motivadores, o período de envolvimento é curto.
O entendimento também é limitado. Mais cedo, a desordem se acumula. Quando isso acontece, ocorre paralisação com perda de horas-homem, manuseio incorreto de materiais e equipamentos, reparos onerosos, desmotivação dos funcionários e até acidentes. Todo funcionário deve perceber que uma boa limpeza e arrumação promove segurança, lucratividade e a competitividade da empresa.
Ao formular as regras da casa, a velha questão do "e se" ainda é uma boa orientação. Os acidentes, por sua natureza, são inesperados. Por melhor que seja o plano, os acidentes nunca são totalmente evitados. Explorar a questão "e se" expande as possibilidades de reduzir a ocorrência de acidentes.

Todos nós sabemos que um espaço de trabalho limpo e organizado é um lugar saudável. Um local bem organizado é um local de trabalho seguro. Todo funcionário deve estar envolvido na limpeza e arrumação e fazer sugestões sobre locais no escritório ou no chão de fábrica que precisam de uma melhor limpeza e arrumação, pois a segurança do trabalho começa com boas práticas de limpeza.
Created with