Os benefícios do EAD em PME (pequenas e micro empresas)

Oct 13 / Ricardo Pereira

Quais benefícios o EAD pode trazer para sua empresa?

Sabemos da importância da reciclagem e atualização dos profissionais que trabalham em pequenas e micro empresas como forma de se manterem competitivos em relação à concorrência, e também dessa maneira, com mais conhecimentos adquiridos, desenvolver e oferecer melhores produtos ou serviços aos seus clientes. É através dos estudos que se pode ascender na carreira e ter também maior retorno financeiro.
Como essas pessoas já tem boa parte de seu dia ocupada com o trabalho, restam poucas horas para a educação e é aí que entra a relevância do EAD (ensino a distância), um meio de tornar possível e acessível a capacitação para todos que tiverem interesse em aproveitar a oportunidade. Já é de praxe grande parte das pequenas e micro empresas investirem parte de sua receita em treinamento e desenvolvimento de pessoal. Uma vez que a empresa acaba recebendo de volta na forma de benefícios variados o retorno desse investimento, a possibilidade do EAD só vem a acrescentar facilidades para todos os envolvidos. Uma vez que a empresa que investe no aperfeiçoamento de seus funcionários só tende a crescer.
Essa modalidade de ensino se apresenta de diferentes formas, a depender da instituição que o disponibiliza. As inúmeras plataformas de EAD oferecem diversos modos virtuais de ensino, que proporcionam fácil interação, como videochamadas, promovendo o contato entre professores e alunos. Também videoconferências; acessibilidade em tempo integral, o que é a solução para aqueles trabalhadores com jornada de trabalho que foge do horário comercial, como motoristas e profissionais da saúde; videoaulas; fóruns; e-books; podcasts; webnários, etc. Uma grande vantagem desse tipo de capacitação é a redução nos custos com deslocamentos e dos gastos da empresa com infraestrutura para os cursos presenciais. Sobretudo considerando o fato de que grande parte dos cursos de EAD são online e gratuitos, assim como bastante dinâmicos. Um curso pode ser seguido até pelo celular, proporcionando ainda mais acessibilidade por parte de quem estuda e trabalha, tendo pouco tempo livre.
Inclusive nos dias de hoje, com o cenário da pandemia impedindo aulas presenciais, o EAD apresenta-se como única solução para suprir a demanda por educação, em todos os âmbitos. Por conta disso, o que já era um método muito bem pensado de ensino atualiza-se ainda mais, sempre se valendo da tecnologia para otimização dos processos, desde conteúdos até métodos pedagógicos, passando por professores altamente capacitados. 
Considerando que são 50,6 milhões de brasileiros que tem como origem de suas receitas empreendimentos de pequeno porte, segundo dados do Sebrae, dá para se ter uma ideia do número de alunos e da abrangência do EAD em todo o país, considerando que ele não é afetado pelas limitações geográficas. E o mais importante: todos os cursos abrangendo segurança no trabalho, atualizações sobre as Normas Regulamentadoras, treinamentos em primeiros socorros, entre outros, estão sempre em dia e deixaram de ser protelados em função da dificuldade dos trabalhadores/alunos em participar das aulas presenciais. É fácil imaginar uma pequena empresa melhorando seu fluxo de caixa através do treinamento de seus funcionários, e também de seus proprietários, melhorando as técnicas de gestão, qualidade no atendimento ao cliente e otimização dos processos de produção ou serviços. O simples fato de saber que todos os treinamentos necessários para seguir as normas de segurança do trabalhador serão cumpridos sem maiores dificuldades já é um fator de tranquilidade para os empresários. Tudo adquirido graças ao EAD, que tem além de tudo um método de ensino que respeita o tempo de aprendizado de cada aluno, respeitando seu ritmo, sem aquela pesada obrigação de acompanhar toda uma classe.

Desenvolvemos cursos sob medida para empresas

Created with