Dicas para você trabalhar seguro em andaimes

May 25
Não é segredo que os acidentes envolvendo quedas de trabalhadores são os mais fatais e causam muitas mortes ao redor do mundo de acordo com dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
As atividades envolvendo a utilização de andaimes apesar de bem regulamentada pela norma regulamentadora NR-18 com diversas medidas preventivas e mitigatórias para evitar que trabalhadores sofram quedas ou outros tipos de acidentes, acidentes ainda continuam a acontecer e os supervisores e profissionais de segurança precisam estar atentos para estas atividades, pois muitos acidentes poderiam ser evitados se medidas simples fossem colocadas em prática. Para contribuir com a segurança na utilização de andaimes, listamos aqui algumas medidas simples para evitar acidentes.
 Certifique-se de que os andaimes sejam inspecionados diariamente. Verifique as proteções, conectores, fixações, sapatas, amarrações, contraventamento e tábuas. Remova quaisquer andaimes danificados de serviço imediatamente.

 Não escale o andaime pelas barras de suporte cruzado.

 Nunca armazene materiais em andaimes. Remova todas as ferramentas e materiais restantes no final do dia.

 Não sobrecarregue os andaimes. Empilhe os materiais necessários sobre os pontos de suporte.
Certifique-se de que a área próxima ao andaime esteja livre de detritos, equipamentos ou materiais desnecessários e qualquer outro risco de escorregamento, tropeço ou queda.

 Utilize as escadas de acesso fornecidas com cada andaime para subir no andaime. Não suba pelas armações finais.

 Use um andaime rolante apenas em superfícies niveladas e trave os freios do rodízio quando o andaime não estiver em movimento.Certifique-se de que a rota esteja livre de buracos e obstruções aéreas (atenção especial as redes de energia) ao movê-la e prenda todos os materiais soltos.

 Use equipamento de proteção individual contra quedas conectado a um ponto de ancoragem através de um talabarte, cabo de segurança e / ou dispositivo de desaceleração.

Clique abaixo e conheça nossos cursos!

Created with