5 Passos para Conduzir uma Análise de Segurança do Trabalho (AST)

Jan 8 / Equipe Valore Safety

Por que fazemos Análise de Segurança do Trabalho (JSA)?

Antes de realizar em uma tarefa, é sempre melhor descobrir a maneira mais segura e mais prática de completá-la. Ao estar ciente dos riscos potenciais ou complexidade em fazer o trabalho, não somente irá ajudá-lo a prevenir maiores problemas ou acidentes com lesões de acontecerem, mas também aumentará a performance de trabalho e a segurança. A Ferramenta de Análise de Segurança do Trabalho (JSA), é fácil de usar, ajudará você e sua equipe a identificar possíveis riscos de segurança no local de trabalho, medi-los, eliminá-los ou controlá-los. O processo JSA é adequado para qualquer tipo de trabalho ou tarefa  e não requer muito tempo para ser concluído. Em uma Análise de Segurança do Trabalho, cada passo do trabalho deve identificar perigos potenciais e encontrar a maneira mais segura de fazer o trabalho. As 5 etapas básicas ao conduzir um JSA:

1 Selecione o trabalho a ser analisado: Reúna as pessoas envolvidas na atividade e com o uso do formulário de JSA, divida o trabalho em uma sequência de etapas preenchendo cada etapa da tarefa, uma a uma.

2 Identifique os perigos potenciais: Ao lado de cada uma das etapas da tarefa na planilha JSA, preencha os possíveis problemas / lesões que podem ocorrer quando submetidos à tarefa ou para os envolvidos.ading

3 Documente as medidas de controle: Anote as medidas de controle para cada perigo identificado que minimizarão ou evitarão o risco para os envolvidos.

4 Identifique quem é responsável: Anote o nome de quem é responsável pela implementação das medidas de controle.

5 Monitore e Revise: Certifique-se de que a tarefa está sendo supervisionada, a fim de garantir que o processo de cada etapa da tarefa está sendo seguido. Quando o processo for concluído, revise folha de trabalho e anote se foi eficaz ou não. Se falhar, meça o nível de risco e crie uma proposta de procedimento que possa melhorar ou evitar com êxito o risco.

Se inscreva para receber nosso posts e dicas.

Thank you!
Created with