10 dicas para você bombar em sua próxima entrevista de emprego

May 18 / Ricardo Pereira
Uma entrevista bem-sucedida depende de vários fatores, desde as etapas que você segue para se preparar até como se comporta na reunião. Você pode ter várias rodadas de entrevistas antes de receber uma oferta de emprego, por isso é importante garantir que abordará cada uma de forma adequada. Independentemente do tipo de entrevista que você espera, você pode seguir algumas diretrizes gerais que ajudarão a aumentar suas chances de impressionar um empregador em potencial. Neste artigo, juntamos algumas dicas que podem ajudá-lo a ter sucesso em sua entrevista.

1. Pesquise a empresa para a qual você será entrevistado.

Uma das melhores maneiras de vencer sua entrevista de emprego é estudar os acontecimentos atuais da empresa. Saber quais são os acontecimentos atuais da empresa é fundamental para poder fazer perguntas pertinentes. Isso também mostrará ao entrevistador que você fez sua lição de casa e também tem um interesse genuíno pela empresa. Pesquise no site da empresa sobre seus projetos, sua cultura, alcances; navegue por suas redes sociais para aprender mais sobre seus colaboradores, entre outras informações.

2. Estude seu currículo e conheça-o bem.

Como candidato, você deve conhecer seu currículo como a palma da sua mão. Em qualquer entrevista de emprego, qualquer coisa em seu currículo está à disposição do entrevistador. A implementação dessa estratégia certamente o ajudará a vencer sua entrevista de emprego. É sua responsabilidade convencer o entrevistador de que você pode entrar e fazer o trabalho. Falar de maneira inteligente sobre cada uma de suas posições anteriores é uma das melhores maneiras de sempre vencer sua entrevista de emprego. Caso seu currículo tenha sido preparado por uma outra pessoa, tome um tempo para estudá-lo a ponto de poder responder qualquer pergunta sobre suas informações ali descritas.

3. Estude a descrição do cargo pretendido.

Estude a lista de atividades do cargo para que esteja preparado para explicar sua aptidão para as funções e responsabilidades do trabalho durante a entrevista. Preste atenção a palavras-chave, como habilidades e experiência exigidas, e concentre-se nas responsabilidades que um candidato bem-sucedido terá. Considere como suas qualificações e objetivos se alinham com a descrição para que você possa discutir exemplos relevantes com a equipe de contratação.

4. Faça contato visual.

O contato visual é uma das formas mais fortes de comunicação não verbal e deve ser obrigatório se você quiser vencer sua entrevista de emprego. O contato visual pode mostrar se uma pessoa é forte ou fraca. O contato visual direto transmite duas qualidades-chave que os empregadores procuram nos candidatos - confiança e alta autoestima.
É muito importante fazer contato visual ao cumprimentar o entrevistador e apertar sua mão. Ao longo da entrevista, faça questão de manter contato visual direto para criar uma conexão e transmitir confiança. Esta dica por si só o ajudará muito a melhorar sua entrevista de emprego.

5. Prepare respostas para perguntas comuns.

Para se preparar para a entrevista, considere com antecedência suas respostas para algumas perguntas comuns. Lembre-se de que não existe uma cola com as respostas para estas perguntas, pois cada pessoa é diferente, porém se você se preparar antecipadamente poderá ter muito mais sucesso. Aqui estão algumas perguntas comuns que você pode ouvir em uma entrevista:
  • Pode me falar sobre você?
  • Como você soube sobre este trabalho?
  • Por que você quer este trabalho?
  • Por que você está deixando seu emprego atual?
  • Por que devemos contratá-lo?
  • Quais são os seus pontos fortes?
  • Quais são seus pontos fracos?
  • O que você sabe sobre a empresa?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?
  • Qual é a sua ética de trabalho?
  • Em que tipo de ambiente você prefere trabalhar?
  • Como você lida com divergências relacionadas ao trabalho com seus colegas?
  • Como o seu atual empregador e colegas o descreveriam?
  • Como você lida com a pressão?
  • Você tem alguma pergunta para mim?

Além de preparar as respostas para essas perguntas comuns da entrevista, certifique-se de também preparar algumas perguntas para o entrevistador em troca. Isso mostrará seu investimento no cargo e na organização.

6. Arranje um tempo para praticar

Como diz o ditado, “a prática leva a perfeição”. Praticar sempre levará a alguma melhoria. Peça a um membro da família ou amigo para entrevistá-lo e obter seu feedback. Você também pode gravar a si mesmo. Estude como você está fornecendo respostas e observe sua linguagem corporal.

7. Prepare um kit para entrevistas.

Estar preparado para a entrevista é a melhor maneira de vencê-la. Preparar um “kit de entrevista de emprego” é uma ótima estratégia de entrevista de emprego. Você não apenas desejará ter cópias bem impressas de seu currículo em seu kit, mas também pode incluir outros itens de que precisará, como instruções para chegar ao escritório, cópias de seus certificados de treinamento, cartas de referências, avaliações, canetas e um bloco de notas. Coloque as cópias do seu currículo e documentos em uma pasta organizada. Uma boa ideia também é manter uma pasta organizada em uma nuvem com todas as cópias de documentos que possam talvez serem solicitadas em meio digital, assim com um simples e-mail você pode compartilhar tudo que precisa.

8. Construa rapport.

Você conhece o ditado: "Nunca há uma segunda chance de causar uma primeira impressão?" Isso é muito verdadeiro no caso de entrevistas de emprego. Se quiser ser um craque em sua entrevista de emprego, você saberá como construir rapport. Você criará um ótimo ambiente para sua entrevista cumprimentando o entrevistador com um aperto de mão firme e um sorriso agradável. Você também pode começar perguntando como ele está ou fazendo um comentário sobre o tempo.

9. Monitore sua linguagem corporal.

A linguagem corporal também é uma grande forma de comunicação não verbal. Ela comunicará se você está confiante, relaxado, nervoso ou inseguro. Para vencer sua entrevista de emprego, você deve transmitir energia positiva com sua linguagem corporal. Sente-se ereto e não relaxe as costas. Mostre que você está alerta e ouvindo atentamente tudo o que seu entrevistador diz.

10. Faça o acompanhamento após a entrevista

Assim que a entrevista terminar, você pode realizar outras ações para aumentar sua chance de conseguir o emprego. Tente enviar um e-mail de agradecimento ao gerente de contratação um dia após a entrevista. No e-mail, reitere seu interesse pelo cargo e agradeça a entrevista. Se você não receber uma resposta dentro de uma semana após o fechamento do anúncio de emprego, considere enviar um e-mail de acompanhamento adicional para expressar seu entusiasmo contínuo pelo cargo e interesse em dar o próximo passo no processo de contratação.
Write your awesome label here.

Preparamos este e-Book Grátis! Para ajudar você a dar o primeiro passo em seu novo emprego.

Muito obrigado!
Aproveite e comece já a escrever seu curriculo.
Semanalmente enviamos um email com nosso melhor conteúdo. Nunca fazemos spam.
Created with